segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Como fazer um Relato de Experiência (exemplo) para apresentação em Jornada Acadêmica


Muitos graduandos quando se deparam com a tarefa de apresentar um trabalho em uma Jornada Acadêmica chegam a muitas vezes a desistir da apresentação pelo fato de não conhecerem o gênero textual no qual o trabalho será exposto. Para quem já participou de uma Jornada sabe que existem diversos modos de apresentação de trabalho, entre eles está o Relato de Experiência.  Como o próprio nome já diz, trata-se de um trabalho no qual o acadêmico compartilhará a sua experiência vivenciada. Essa experiência tem que ser significativa para o campo do qual o trabalho se pauta. Caso contrário não passará na avaliação de resumos. Mas como fazer um relato de experiência?
A primeira coisa a fazer é ler cuidadosamente o edital da Jornada. Lá estará dito às regras que orientaram a produção de resumos dos trabalhos. Uma coisa o participante tem que levar em conta: no relato de experiência, conte – dentro do limite dos caracteres – de forma bem clara todo o processo da sua experiência. Se você fizer isso já contar que seu trabalho terá grandes chances de ser aceito. Na apresentação que fiz na UFOPA, o edital trazia as seguintes considerações:
1) Relato de experiências: trata do informe de experiências vivenciadas ou atividade prática contendo tanto impressões reais quanto psicológicas e críticas que sejam importantes de serem compartilhadas. Deve-se apresentar rapidamente o problema, em seguida as metodologias utilizadas e por fim, o relato da experiência, de modo impessoal, informando o público-alvo e demais dados que venham mostrar ao leitor a pertinência do relato, destacando possíveis questionamentos, soluções e intervenções.
No exemplo abaixo tente perceber tudo isso.

RELATO DE EXPERIÊNCIA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA POR MEIO DA INTERVENÇÃO DE NARRATIVAS AMAZÔNICAS EM SALA DE AULA: DE INGLÊS DE SOUSA A MILTON HATOUM1
                                                            Rômulo José da Silva Viana2

Para um acadêmico se tornar um bom professor, necessita não somente do conhecimento teórico, mas de uma boa iniciação ao exercício da prática docente (aqui uma pequena introdução). Com o objetivo de demonstrar essa importância na formação dos futuros professores é que relataremos as experiências vivenciadas enquanto bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), instituído pelo Ministério da Educação e gerenciado pela CAPES. Este programa vinculado a UFOPA, desde 2011, junto ao subprojeto em Letras, que tem por objetivo aplicar a experiência da docência a partir do ensino da Literatura de Expressão Amazônica, nos coloca em total contato com a vivencia do professor da rede pública (neste parágrafo percebemos o objetivo de forma clara, e a explicação do que é o PIBID). Nesse sentido, atuamos na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Rio Tapajós, em 03 turmas do primeiro ano médio, sob a supervisão da professora Ilcilene, na preparação e intervenção em sala de aula com narrativas amazônicas de autores como Inglês de Sousa e Milton Hatoum (descrição do local onde a experiência aconteceu). A metodologia usada foi distribuir as narrativas (O Baile do Judeu, a feiticeira, A Casa Ilhada, O adeus do comandante e Dançarinos da Última Noite) entre os bolsistas. Cada bolsista acompanhou 03 grupos de alunos desde a leitura inicial dos contos visando o entendimento do enredo, passando pela produção dos Mapas Mentais em papel madeira com o objetivo de construir a trama presente no conto, partindo do personagem central, até o fechamento da atividade com a Contação de Histórias, em que cada grupo narrou o seu conto enfocando a linguagem amazônica (metodologia explicada passo a passo). O resultado dessa intervenção foi muito positivo, pois os alunos corresponderam as nossas expectativas: leram seus contos, elaboraram de forma bastante artística seus Mapas Mentais e por fim transformaram-se em verdadeiros caboclos contadores de histórias (o resultado da intervenção). Nesse processo de acompanhamento dos alunos é que se percebe a importância do PIBID na formação de futuros professores. Pois, estando em contanto com os alunos colocamos em prática o que estudamos na faculdade, vivenciamos a rotina de preparação de plano de aula, preparação de provas, correção de trabalhos sempre com o acompanhamento da professora supervisora. Ou seja, somos colocados em situação real de prática docente o que é muito importante na nossa formação enquanto acadêmicos de licenciatura (por fim, é relatado a importância desse projeto na formação do futuro professor).

Palavras-chave: PIBID, narrativas amazônicas, prática docente.
Área Temática: Linguagens e Artes
Subárea: Literatura
Modalidade: ORAL (X)

Este post ajudou vc? Então, deixe seu comentário para que os posts possam melhorar a cada dia.



60 comentários:

  1. Muito pertinente a forma de explicar e exemplificar o que é um Relato de Experiência.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela visita e pelo comentário. Continue nossa leitora.

    ResponderExcluir
  3. Fernando O. Gonçalves7 de novembro de 2013 às 16:35

    Achei muito boa a postagem. Mas o relato de experiência é um relato apenas em texto? Deve haver algum tipo de apresentação oral sobre o mesmo?

    ResponderExcluir
  4. Olá meu caro Fernando, primeiramente obrigado pelo comentário. Com relação a seus questionamentos o modo como você apresentará seu trabalho dependerá de sua escolha. Há duas modalidades: POSTER e ORAL. Se vc escolheu apresentação oral terá que apresentar seu trabalho, oralmente, para um público e uma comissão do evento. No meu caso tive 15 minutos para apresentar seguidos de perguntas e intervenções da comissão. Essa apresentação é feita em slides de forma suscinta destacando os pontos principais do trabalho. Lembrando que deve ter introdução, desenvolvimento e uma conclusão sobre a experiência relatada. Espero ter ajudado

    ResponderExcluir
  5. Prof. Existe alguma literatura sobre relato de experiencia. Que possa me indicar.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Excelente!! Simples e muito esclarecedor!

    ResponderExcluir
  8. O relato de experiência precisa sempre colocar o nome da instituição e projeto que ocorreu a experiência?
    Precisa comunicar a instituição que estou fazendo um relato sobre ela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu caro, primeiramente obrigado pela visita e comentário. Com relação as suas dúvidas, em primeiro lugar, como você estará relatando uma experiência é obrigatório relatar o projeto e onde ele aconteceu. Não é obrigatório e nem acho necessário você comunicar a instituição onde voce realizou sua experiência comunicá-la de sua publicação

      Excluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Olá! Num trabalho de conclusão (TCC) de pós-graduação (especialização) pode fazer relato de experiência também? Você tem algum site que ajude a tirar dúvidas sobre as normas da UFAL?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá caríssima Cinthia. Obrigado pela visita e comentário. Com relação a sua dúvida vai depender da instituição e normas de TCC. Estou concluindo uma especialização e estou usando como TCC um relato de experiencia que foi aceito pela orientadora.

      Excluir
  11. Ajudou muito, professor. Sou acadêmico e estou me preparando pra um congresso e pretendo expor um relato de experiência. Existe um número máximo de caracteres pro texto? Pode me indicar alguma literatura sobre como fazer um relato de experiência? Desde já, obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Julio. Agradeço o seu comentário. Bem... como já mencionei no post, vai depender do edital de comunicação da instituição onde vc pretende apresentar seu trabalho. Leia com atenção as REGRAS DO RESUMO lá constarão itens como o NÚMERO DE CARACTERES DO RESUMO... Desde já boa sorte em sua apresentação

      Excluir
  12. Ajudou muito, professor. Sou acadêmico e estou me preparando pra um congresso e pretendo expor um relato de experiência. Existe um número máximo de caracteres pro texto? Pode me indicar alguma literatura sobre como fazer um relato de experiência? Desde já, obrigado.

    ResponderExcluir
  13. Muito bom. A escolha do meu TCC partiu de uma experiência, e foi de grande proveito sua instrução . Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  14. Muito boa a orientação, coincidentemente meu objetivo também é fazer um relato de experiência para uma atividade do PIBID.

    ResponderExcluir
  15. Não precisa colocar separado, por exemplo: "Introdução:...; Objetivo:....;Relato de experiência:...;Resultados:...; Conclusões:..." ? Obrigada!

    ResponderExcluir
  16. Gostei bem explicado, me ajudou bastante...Servina Costa

    ResponderExcluir
  17. Professor Romulo Viana, boa tarde!
    A formatação do Relato de Experiência pode ser o texto assim, sem intervalos com parágrafos, ou fonte tal, espaço tal?

    ResponderExcluir
  18. Opa, ola!!.
    me ajudou muito obrigado vlw.

    ResponderExcluir
  19. Gostei da forma como foi abordado o assunto. Seria interessante se vocês acrescentassem mais informações. Regras, exemplos e comentários sobre os mesmos. Mas de qualquer forma me ajudou bastante. Muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde meu caro visitante. Bem... As regras do resumo de relato de experiências dependem de cada instituição. Você deve ler o edital que rege o modo como o resumo deverá ser produzido. O exemplo acima já está bem detalhado quanto a produção escrita do trabalho.

      No mais, espero ter ajudado

      Excluir
  20. Obrigada! Preciso fazer um Relato de Experiência e você ajudou muito!

    ResponderExcluir
  21. Gostei da forma explicativa e do texto em si,muito gostoso de ler viajei com vc pela sua experiência lá com os alunos. obg

    ResponderExcluir
  22. Muito bom o post. pois alem de explicativo, ele destaca cada ponto em que o leitor deve prestar atenção de forma que ao reproduzir a gênero este tenha em mete o passo a passo. parabéns!

    ResponderExcluir
  23. Ótimo!! depois de tanto procurar algo simplificado e esclarecido, encontrei essa matéria,excelente!!! obrigada!!

    ResponderExcluir
  24. Gostei do modo explicado. Preciso colocar referências no meu relato de experiência, nesse caso coloco no final do meu texto? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querida. Feliz em tê-la ajudado. Não é preciso colocar as referências bibliográficas no relato de experiência, pois como o tipo de texto já sugere trata-se de uma experiência vivida por vc

      Excluir
  25. gostei muito me ajudou bastante, desenvolveu bem oque eu nem tinha começado ainda kk valeu vc e ótimo.

    ResponderExcluir
  26. gostei muito me ajudou a desenvolver oque nem tinha começado ainda kkkk mas você e otimo mesmo..obgd

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado. É muito gratificante saber que seu trabalho contribui no aprendizado do outro

      Excluir
  27. Oi Rômulo, estou usando esta página do seu blog no meu projeto de pesquisa. Pode me ajudar a referencia-lo?

    ResponderExcluir
  28. ÓTIMO RELATO. TENHO QUE FAZER O MEU, BASEADO NA MINHA EXPERIENCIA COMO INTEGRANTE DA LIGA DE URGENCIA E EMERGENCIA. NUNCA FIZ E NEM SEI COMO COMEÇAR. TENHO QUE ENTREGAR DIA 30/06 PARA O CONGRESSO DE URGENCIA E EMERGÊNCIA. PODE ME AJUDAR?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, minha querida. Fico muito feliz em poder ajudá-la em sua apresentação. Creio, que lendo com calma as orientações que aqui passei vc terá grande êxito no seu trabalho. Boa sorte

      Excluir
  29. Obrigada pela informação que me foi valiosa para dar um pontapé no que pretendo fazer, que é um relato de experiência para congresso. Obrigada.

    ResponderExcluir
  30. Muito bom. Parabéns!
    Eu também faço parte do PIBID e quero produzir um relato de experiência.

    ResponderExcluir
  31. Me ajudou muito! Bem didático! Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  32. É o melhor exemplo de Relato de Experiencia!
    Muito bom

    ResponderExcluir
  33. Prezado Professor, estou com dificuldades em localizar literaturas que abordem sobre relato de experiência. Tem alguma para me indicar?
    Obrigada de coração,
    Marialda

    ResponderExcluir
  34. Prezado Professor, estou com dificuldades em encontrar livros que falem sobre relato de experiência, no caso referencial teorico, será que o senhor não teria algum para indicar? Agradeço de coração, Marialda

    ResponderExcluir

Gostou? Deixe sua opinião