sábado, 28 de janeiro de 2012

PIBID/Letras - UFOPA: TEXTO & PRETEXTO (experiência de educação contextualizada a partir da literatura feita por autores amazônicos).


É queixa recorrente, de muitos professores tapajônicos de língua portuguesa, a falta de material literário mais “apropriado” para ser trabalhado nas aulas de literatura. Muitas vezes esse material diz respeito a autores que abordam uma temática que não se aplica ao contexto de nossos estudantes fazendo com que o gosto pela leitura não alcance o índice esperado. Pensando nisso, é que o livro aqui citado empenhou-se em trazer uma coletânea de autores paraenses para dentro da sala de aula.

SOBRE O LIVRO: 
 
Este livro, em sua primeira edição, integrou o projeto de Regionalização dos Currículos, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Belém, em 1988.
Como livro-texto da disciplina Literatura Paraense, denominou-se TEXTO & PRETEXTO - Experiência de educação contextualizada a partir da literatura feita por autores amazônicos, em quatro volumes, atendendo, ainda hoje, alunos de 5ª a 8ª séries, das escolas municipais de Belém.

(...) Além dos sete autores trabalhados na primeira edição, foram incluídos: Haroldo Maranhão, Antonio Juraci Siqueira, Thiago de Mello, Heliana Barriga, Márcio Souza e Hélio Melo. 
 

A ESTRUTURA DO LIVRO:

O livro está divido em duas grandes partes:
  1. No primeiro momento têm-se uma apresentação dos autores: o caminho literário seguido pelo autor, influências literárias e principais obras produzidas.
  2. No segundo momento temos um texto de cada autor e um pequeno exercício onde se propõe a atuação do Texto e o Pretexto. 
     
POR QUE SE TRABALHAR COM ESTE LIVRO EM SALA DE AULA? 
 


O grande diferencial do livro é que ele apresenta um repertório literário mais próximo da realidade amazônica de nossos alunos. Como os próprios autores afirmam, trata-se de apresentar os textos “com vestimentas mais agradáveis, a fim de despertá-lo (o aluno) para a beleza do texto produzido pelos autores de nossa região, para que, num primeiro momento, você possa descobri-los com emoção; depois senti-los e estudá-los com espontaneidade e prazer”.

4 comentários:

  1. Rômulo José, você, caro, nos emociona ao fazer esta resenha. Nosso livro tão e tão ingénuo, e assim mesmo conseguiu fazer escola. Há muito tentamos refazer o T & P, mas o tempo é fugaz, e não dispomos de um horpario para tal. Assim mewsmo, gratos,
    Paulo Nunes, em nome de todo o grupo de Texto & Pretexto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssimo Paulo Nunes, você é que me emociona ao transitar por este singelo Blog. Gostei muito desse livro. Foi por meio dele que conheci alguns de nossos poetas. De vez em quando, declamo algumas poesias dele... Obrigado pela visita!

      Excluir
    2. Eu tento a muito tempo obter os livros. Quem puder me ajudar entre em contato. dany.lobato25@hotmail.com

      Excluir
    3. Infelizmente, minha caríssima, não tenho como lhe ajudar quanto a disposição do livro. Tente pesquisar na estante virtual www.estantevirtual.com.br

      Excluir

Gostou? Deixe sua opinião