Existem na internet milhares de receitas de como fazer
uma redação. Muitas até conseguem melhorar o desempenho do aluno. Outras se
resumem no velho ato de apenas (re)informar a estrutura desse tipo de texto: introdução, desenvolvimento e conclusão.
Já este post visa mais do que a soma disso tudo. Propõe-se de fato fazer com
que o aluno não apenas saiba como é uma redação nota 10. Mas que ele aprenda produzi-la.
Para tanto, compartilho do método que
muito me ajudou e com certeza lhe dará condições suficientes para fazer uma
redação nota 10.
O
primeiro passo é
preparar-se para escrever. Isso
mesmo. Escrever exige uma preparação prévia. Ora, uma redação não surge do
nada. Pelo contrário, surge do conhecimento que o aluno possui sobre aquilo que
deseja dissertar. Esse conhecimento pode vir de uma experiência vivida, de
conhecimento de mundo... Mas principalmente da leitura. Só se pode escrever sobre aquilo que se sabe. E só se sabe sobre aquilo
que se conheceu (leu). Ler é primordial!
Depois de muita leitura (e é importante destacar que a
leitura nunca se esgota) o segundo passo
é a prática. Procure dissertar sobre diversos temas, principalmente,
aqueles que você sente mais dificuldades. Um
bom exercício é parafrasear textos de livros que ensinam sobre esse
processo. Nesses mesmos livros busque entender como funciona a composição de
cada tipo de texto.
Um terceiro
passo é aprender a corrigir você mesmo a sua produção. Mas de que forma?
Busque inicialmente ajuda de seu professor de Português (ele estudou para isso,
por isso, domina o assunto) e depois você perceberá que terá condições mínimas
de corrigi-lo. Por exemplo: marcando termos repetitivos e trocando-os por
sinônimos; verificando a pontuação, palavras escritas de forma errada,
ambiguidade etc.
Acredito que esses três passos somados a uma prática
diária melhorarão e muito a sua escrita. Agora,
para finalizar demonstrarei tudo isso na prática a partir de uma redação que
fiz no tempo do cursinho pré-vestibular.
Tema:
A Televisão
Telespectadores
ou Alienados? (perceba que este
foi o meu título escolhido. A partir dele, é possível perceber que tipo de
abordagem farei a respeito da televisão).
Um dos maiores meios de alienação sem dúvida alguma são
os meios de comunicação, em especial a televisão. (iniciei
meu texto com um Tópico Frasal – uma
afirmativa de destaque – é sobre esse tópico que discorrerei a minha
dissertação). Pois,
através dela o telespectador passa a ser manuseado: agi sem ideias próprias seguindo um padrão
por ela determinado, subordinando-se
a mesma. (o primeiro parágrafo está pronto. Aqui vemos construída a
Introdução da dissertação. Perceba que este parágrafo é composto de introdução (tópico frasal) de desenvolvimento (que são os meus
argumentos que desenvolverei ao longo do texto, e que estão em itálico e que utilizarei para persuadir
o leitor. Note os elementos de coesão grifados que remetem a ideia de
televisão) e também de uma conclusão:
o fecho da ideia principal).
Tal
fato, é evidenciado nas propagandas expostas na TV, como as
de moda, na qual as pessoas são induzidas a comprar tais produtos tornando-se
propagandas ambulantes: Fórum, Bad Boy, Maresia etc. (primeiro
argumento a ser defendido. O parágrafo inicia com um conectivo de coesão
grifado que retoma a ideia do parágrafo inicial).
Outro
fator, diz respeito ao sistema ideológico que ela nos impõe
“obrigando” jovens, adultos, crianças a comprarem a qualquer custo produtos em
lançamentos: roupas, brinquedos, cigarros, bebidas etc. (este terceiro parágrafo retoma a ideia anterior por meio do conectivo
grifado. Se trata de outro argumento a ser defendido).
Com
tudo isso, a pessoa que a chega ao ponto de
subordina-se a ela. Seu café da manhã vem do programa Mais Você. Almoça o que
ver na novela “Vale a Pena ver de novo”. Janta uma comida italiana, devido a
novela “Esperança”. (nesse último argumento, novamente
iniciamos o parágrafo com um conectivo retomando a ideia anterior. Perceba os
argumentos presentes).
Com
tantos argumentos torna-se claro aceitarmos a TV como meio
de alienação. Mas será que todo telespectador é um alienado? Não. Quando
fazemos dela apenas um meio de distração ou informação. Mas quando vivemos dela
ou para ela, seguindo uma ideologia, somos seres alienados como muitos outros
que ainda não se deram conta. (aqui temos a conclusão
que responde a questão inicial de nosso título. A afirmação é clara. Porém, ela
não generaliza o todo. Isso é percebido na pergunta, (Mas será que todo
telespectador é um alienado?) que por meio de argumentos é logo respondida).
Agora é só praticar.
Para saber mais leia:
INFANTE, Ulisses. Do texto ao texto: curso prático de leitura
e redação. São Paulo: Editora Scipione, 1992.
Platão e Fiorin. Para entender
o texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 2003.
Gostei bastante de sua orientação professor Rômulo José, você ensina de verdade como se faz uma boa redação, unindo a teoria com a prática, isto é demonstra como se faz cada parte da mesma até a conclusão.
ResponderExcluirAgradecido por seu comentário
ResponderExcluirOlá professor vou prestar o enem este ano e estou fazendo varias redações sobre diversos assuntos poderia me ajudar corigindo as por favor
ResponderExcluirOlá meu caro anonimo, muito obrigado por sua visita e comentário. Espero que possas realizar teus sonhos intelectuais com o Enem deste ano. Caso queira enviar alguma redação o email é reidromacsc@hotmail.com
ExcluirBem legal sua explicaçao.
ResponderExcluirMais em todas as minhas redacões apenas o comerço e o fim dão certo mas sempre no meio fica sem sentindo. Não consigo concertar.
Como faço pra não contecer isso?
Primeiramente, obrigado pela visita. O que vc chama de meio é o DESENVOLVIMENTO da redação. Ele já foi antecipado no paragrafo inicial. Agora vc deverá discorrer sobre. Mas atentando-se para falar somente sobre o que a sua redação se propõe
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