domingo, 14 de outubro de 2012

Como fazer um bom resumo


imagem da internet
Muitos alunos pensam que para fazer um resumo basta grifar as partes consideradas mais importantes de um texto e transcrevê-las. Não é bem assim, caro leitor. Se você considerar “resumir” apenas isso, você estará fazendo o que Platão & Fiorin (Para entender o texto, pg420, 2003) chamam de “colagem” de fragmentos. Então como se faz um resumo? Pergunta o leitor ansioso.
Ainda segundo Platão & Fiorin, resumir um texto significa reduzi-lo ao seu esqueleto essencial sem perder de vista três elementos:
a)   Cada uma das partes essências do texto;
b)   A progressão em que elas se sucedem;
c)   A correlação que o texto estabelece entre cada uma das partes;
Alem desses três elementos, a pessoa que se propõe a resumir deve ter grande domínio de leitura e interpretação (para saber captar as ideias chaves) e poder de concisão do texto escrito.
Mas como fazer isso?
a)   O primeiro passo é a leitura integral do texto a ser resumido. Nessa leitura dispensam-se as marcações das ideias e anotações. O objetivo é ter a compreensão total do texto e isso não pode ser feito em pedaços.
b)   O segundo passo é a leitura atenta do texto. Agora se faz necessário as marcações e anotações por parte de quem resume. Essa leitura não é para captar o que o texto pode dizer (isso já foi feito no primeiro passo), mas para retomar ideias já compreendidas.
c)   Num terceiro passo é hora de fazer o seu próprio texto. Isso mesmo: o seu próprio texto! Essa é a característica principal do resumo. Você deverá construir um texto com as suas próprias palavras sem deixar de lado a fidelidade com o texto original. Para isso você deve possuir um vasto repertório linguístico. Lembre-se de que o seu texto deverá seguir a mesma sequência lógica do encadeamento das ideias do texto original.
É claro que dependendo do seu grau de leitura/interpretação e do nível de dificuldade do texto a ser resumido você poderá pular etapas. Mas nunca se esqueça de que resumir compreende a sua capacidade de contar o que você leu. É como se você assistisse a um filme e depois contasse a um colega de maneira concisa, enxuta, curta sem que a compreensão fique comprometida. Sempre gosto de resumir, após as etapas citadas, deixando de lado o livro (texto) em questão, recorrendo a ele apenas para assimilar melhor uma ideia ou outra.

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