quarta-feira, 23 de julho de 2014

Palavreando no III Festival de Cultura, Identidade e Memória Amazonida – FECIMA.


A última sexta-feira me trouxe dois momentos de muita alegria e satisfação. O primeiro deles foi a passagem de aniversário de minha querida esposa. E o segundo, foi ter apresentado a comunicação oral intitulada “A FOTOGRAFIA ENQUANTO EXPRESSÃO ARTÍSTICA DA REALIDADE: RETRATOS DO COTIDIANO DE ÓBIDOS”.
Trata-se de uma pesquisa inicial que buscou somar minha paixão pela fotografia e meu lado acadêmico de pesquisador. No geral, tanto as fotografias como a pesquisa teórica foram bem elogiadas pelos professores avaliadores.
A partir de agora darei continuação a esta linha de pesquisa lendo outras obras e adquirindo equipamento melhores.
Leia abaixo o resumo do trabalho.

A FOTOGRAFIA ENQUANTO REPRESENTAÇÃO ARTÍSTICA DA REALIDADE: RETRATOS DO COTIDIANO DE ÓBIDOS

                                                          VIANA, Rômulo José da Silva ¹

Um dos conceitos que mais definem a fotografia é o papel que ela exerce na representação da realidade do sujeito. Essa representação fotográfica do real se dá de diferentes formas. Uma delas é quando a captura do instante é feita a partir do olhar pessoal do fotógrafo objetivando transformar esse recorte cotidiano em uma expressão artística. Partindo dessa ideia, este trabalho tem como objetivo discutir essa faceta da fotografia. Para tanto, a partir do pensamento de alguns teóricos, serão apresentadas algumas fotos que foram capturadas em vários retratos do cotidiano da cidade de Óbidos: da cheia do rio amazonas ao patrimônio histórico cultural, no intuito de despertar no observador essa expressão artística que a fotografia tem como símbolo de significação para a realidade do individuo. Espera-se desta forma, despertar nos obidenses olhares perceptíveis quanto a representação artística da realidade na qual estão inseridos.
Palavras – chave: Fotografia, Representação artística, Cotidiano obidense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Deixe sua opinião