quarta-feira, 23 de julho de 2014

III FECIMA: três dias de Tafulhamento de Histórias, Memórias e Patrimônios Amazonidas, em Óbidos.

Caminhada Memorial Histórico-cultural
Nos dias 17, 18 e 19 de julho deste ano, Óbidos recebeu o III Festival de Cultura, Identidade e Memória Amazonida – FECIMA. Foram três dias em que a história do povo obidense (suas memórias e patrimônios amazônidas) foi tafulhada.
Este festival, realizado anualmente, tem a proposta de ampliar as reflexões sobre produção cultural, memorial e de Identidade no Baixo Amazonas, sua relação com a produção regional, nacional e internacional. Com o tema MINHA TERRA, MEU TORRÃO: Tafulhando Histórias, Memórias e Patrimônios Amazônidas, o III FECIMA serviu de espaço de divulgação e resgate da cultura, de incentivo às artes, de debate literário e linguístico, de registro e reconstrução da história e memória amazônida, para preservação da identidade quilombola, para a promoção do turismo étnico cultural e ambiental do Baixo Amazonas.
Comunicação Oral
Durante os três dias diversas atividades foram desenvolvidas, tais como: mesas redondas temáticas, comunicações orais, oficinas do patrimônio histórico-cultural, caminhada histórica destacando as diversas influências europeias na arquitetura obidense, noite cultural, lançamentos de livros e muito mais.
Um dos momentos de destaque foram às comunicações orais em que diversos temas foram apresentados destacando a cultura de Óbidos e de seus municípios vizinhos. Chamou atenção, também, as oficinas que discutiram a construção dos patrimônios históricos do povo obidense. Destaque para a oficina realizada na Capela do Bom Jesus, que debateu todo o processo histórico e cultural da construção física e religiosa deste espaço.
Oficina do Patromônio Cultural na Capela do Bom Jesus
E que venha o FECIMA 2015!







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Deixe sua opinião