sexta-feira, 14 de junho de 2013

Os Desafios do Professor Iniciante


Dias aproximam o universitário do tão aguardado dia da diplomação. E com ele a ideia de que estamos preparados para, enfim, assumirmos a sala de aula. Mas... não é bem assim que acontece.
O primeiro grande desafio do novo professor será o de traduzir toda a teoria acadêmica em prática escolar. Isso porque, enquanto estudante, o professor não passa por um período de verdadeira prática. E não pense que o estágio de regência supre essa necessidade. No mais, dá uma ideia no geral de como “poderá” ser a vida do futuro professor.
Além disso, outro grande teste pelo qual o mais novo professor passa é o da provação. Por mais que este, na sua vida acadêmica tenha se empenhado, passado noites de sono com leituras intermináveis, ainda sim, é preciso provar que é capaz, que sabe ensinar, que é bom, que é o tal.
Provavelmente, o professor que passa por esse período caí num clima de tristeza e de dúvida: será que sou capaz? Será que fiz a escolha certa? Essas respostas não serão dadas nas primeiras aulas. Ao novo professor caberá a persistência. Somente ele sabe de suas limitações e capacidades. Somente ele sabe até aonde poderá chegar.
Compartilhando algumas de minhas experiências posso afirmar que o professor se forma a cada dia. Nisso somam-se os muitos não recebidos, as muitas críticas dos primeiros empregos, as muitas dúvidas em relação a sua capacidade profissional (até mesmo daqueles que não entendem nada daquilo que você estudou). Mas se queres, de fato, isso para sua vida erga a cabeça, aprenda com os sins e nãos... e construa com muito sucesso a sua vida de professor.

Um comentário:

Gostou? Deixe sua opinião