Dias
aproximam o universitário do tão aguardado dia da diplomação. E com ele a ideia
de que estamos preparados para, enfim, assumirmos a sala de aula. Mas... não é
bem assim que acontece.
O
primeiro grande desafio do novo professor será o de traduzir toda a teoria acadêmica
em prática escolar. Isso porque, enquanto estudante, o professor não passa por
um período de verdadeira prática. E não pense que o estágio de regência supre
essa necessidade. No mais, dá uma ideia no geral de como “poderá” ser a vida do
futuro professor.
Além
disso, outro grande teste pelo qual o mais novo professor passa é o da
provação. Por mais que este, na sua vida acadêmica tenha se empenhado, passado
noites de sono com leituras intermináveis, ainda sim, é preciso provar que é
capaz, que sabe ensinar, que é bom, que é o tal.
Provavelmente,
o professor que passa por esse período caí num clima de tristeza e de dúvida:
será que sou capaz? Será que fiz a escolha certa? Essas respostas não serão dadas
nas primeiras aulas. Ao novo professor caberá a persistência. Somente ele sabe
de suas limitações e capacidades. Somente ele sabe até aonde poderá chegar.
Compartilhando algumas
de minhas experiências posso afirmar que o professor se forma a cada dia. Nisso
somam-se os muitos não recebidos, as muitas críticas dos primeiros empregos, as
muitas dúvidas em relação a sua capacidade profissional (até mesmo daqueles que
não entendem nada daquilo que você estudou). Mas se queres, de fato, isso para
sua vida erga a cabeça, aprenda com os sins e nãos... e construa com muito
sucesso a sua vida de professor.
Otimo
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