domingo, 25 de fevereiro de 2018

Inglês de Sousa e sua importância para a cidade de Óbidos


Sem mais delongas: qual a importância que o escritor Inglês de Souza tem para a cidade de Óbidos? É importante perpetuar esse sentimento de orgulho por se ter um conterrâneo que ao lado de Machado de Assis, e tantos outros literatos, fundou a Acadêmica Brasileira de Letras?   Calma, caríssimo leitor vamos às explicações.
Recentemente, em rede social, um edil da câmara de vereadores de Óbidos fez uma enquete em, sua página pessoal, pedindo a opinião de seus (e)leitores quanto a uma proposta sua de homenagear o centenário de morte de Herculano marcos Inglês de Sousa. A proposta consistia na substituição do nome atual de uma rua por Avenida Inglês de Souza.  O resultado, como já previsto, foi uma total negação da proposta. Mas isso não é o maior agravante. O que causou perplexidade mesmo foi ler comentários dizendo que não há mais necessidade de homenageá-lo (o pouco que já se fez basta). Ou comentários questionando o que Óbidos vem a ganhar com isso? Por outro lado, também vale ressaltar que a pesquisa revelou que os munícipes sabem quem foi Herculano Marcos Inglês de Sousa. No entanto, será se essas mesmas pessoas também sabem quem foi Luiz Dolzani (pseudônimo com o qual assinava suas obras)?
Não basta apenas saber quem foi inglês de Sousa: é preciso conhecê-lo. É preciso valorar sua obra.
Diferentemente do que muitos pensam não é por que Inglês de Souza viveu poucos meses em Óbidos (tudo indica que ele foi embora com apenas quatro meses de idade, conforme cronologia de Vicente Salles, no livro História de um pescador), que sua representatividade deva ser menor. Aliás, não é o tempo que ele morou aqui o balizador para medir o quanto ele possa ser importante para a cidade, e sim o seu legado literário-cultural que tomou Óbidos como a grande inspiração para o conjunto de sua obra. E ouço dizer mais: diante da escassa historiografia do município a obra inglesiana configura-se como documento histórico-social (leia-se a descrição da cidade feita por ele em nota no livro O Cacaulista).
Herculano Marcos Inglês de Sousa habita num mundo de notáveis escritores mundiais. É de se perpetuar sim o sentimento de alegria por ter sido ele um exímio escritor naturalista nascido no interior da Amazônia. Só que mais que isso é preciso redescobrir sua obra. Demonstrar sua importância para os munícipes (só se valoriza aquilo que se conhece). É preciso, acima de tudo, torná-la lida. Ter exemplares na biblioteca pública e nas escolas. É preciso demonstrar que essa literatura inglesiana faz parte da cultura da cidade tal como a cultura do carnapauxis, a cultura material arquitetônica dos casarios e as muitas manifestações artísticas espalhadas pelo município.
Que neste ano de centenário de morte do autor possamos celebrar o seu legado. E para tanto defendo a realização de uma grande programação literária (festival de literatura, concurso de contos, poesias...) como também a instituição da medalha Inglês de Souza destinada para pessoas que se destacarem no campo das artes e principalmente da literatura. E ao invés de trocar o nome de uma rua por que não renomear algum prédio público com o nome do nosso exímio escritor obidense?
Fica aqui a humilde opinião de quem lê e estuda a obra inglesiana. E que, além disso, orgulha-se em morar na mesma cidade em que nasceu um dos maiores escritores da nossa literatura.  

4 comentários:

  1. Um assunto relevante e que precisa ser divulgado nos mais diversos canais, afinal, precisamos colocar em evidência os Grandes figurões da literatura e das diversas ciências que além de ter nascido em Óbidos exaltara de uma forma ou de outra esta terra...

    ResponderExcluir
  2. Prezado Rômulo,
    Olá conterrâneo!
    Somente agora, na atual fase da minha pesquisa, cheguei ao teu Blog. Eu estou fazendo uma pesquisa para uma monografia em que vou defender uma temática que foi objeto dos livros de Inglês de Sousa. É uma boa ideia a gente fazer uma articulação a nível do município de Óbidos, para a reedição da coleção de Inglês de Sousa, e promover rodas de discussão literária nas escolas etc. Eu precisava que vc me colocasse em contato com o vereador que fez a pesquisa, pois seria interessante conhecer os resultados para inserir na monografia. meu e-mail: jlucio.moda@gmail.com
    Obrigado pela atenção!

    ResponderExcluir
  3. Olá, meu caro. Grato por sua visita ao Blog. O vereador em questão é o Rozinaldo Cardoso. Vc pode adicioná-lo no facebook

    ResponderExcluir

Gostou? Deixe sua opinião