sábado, 29 de setembro de 2012

O que se estuda no Curso de Letras?


Muitas pessoas que gostam de escrever e almejam um dia publicar um livro pensam em cursar Letras, pois creem que tal curso poderá aprimorar o domínio da escrita que já possuem. Infelizmente, o foco do curso não é este. E nem caminha por essa tangente. Então, o que se estuda no Curso de Letras?
Costumo classificar o Curso de Letras – habilitação em Língua Portuguesa – em 3 grandes eixos de estudo: a) Língua Portuguesa; b) Linguística; c) Literaturas (portuguesa e brasileira);
A Língua Portuguesa que aqui me refiro não é esta estudada e ensinada na escola. Muito pelo contrário do que se pensa, nós acadêmicos não passamos noites a fio empenhados no estudo cru da gramática (normativa). Por falar em gramática, na academia se aprende que não existe uma só gramática, mas gramáticas. Se “não estudamos a gramática” ensinada nas escolas, o que estudamos então? O aspirante a professor de língua portuguesa estuda o fenômeno linguístico da nossa língua. Nisso a Linguistica é muito debatida durante todo o curso. E essa Linguistica, o que é isso? É uma ciência que tem como foco principal de estudo a linguagem. Para ela não importa discutir a maneira “correta” de se dizer tal frase, e sim a comunicação entre os falantes. Por fim, estudamos as Literaturas. Isso mesmo: Literaturas. Dependendo do seu curso você poderá estudar literaturas diferentes. No meu caso estudo apenas a Literatura Brasileira e Portuguesa. O estudo dessa literatura não tem por fim tornar o acadêmico escritor, ou despertar nele a veia sentimental dos sonetos líricos. Sua função é percorrer a história dos diferentes períodos literários numa Teoria Literária que não prepara o postulante a professor para o ensino da literatura nas escolas.
O curso gira em torno disso. Porém, temos ainda as chamadas disciplinas pedagógicas que são estudadas no final do curso. Bem como os estágios de observação e regência e o TCC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Deixe sua opinião