quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Oficina: ... para cada objetivo, um texto diferente: conhecendo os gêneros textuais.


alunos em atividade
Desenvolver no aluno o interesse pela leitura, e como recompensa, torná-lo um escritor competente, não tarefa das mais fáceis. Mas esse processo pode tornar-se menos sofrido caso o professor leve para a sala de aula os diversos gêneros textuais. Foi exatamente esse o pensamento que tive ao planejar as oficinas que ministro no Mais Educação. Parto do seguinte princípio: o aluno, para fazer determinado texto, precisa, primeiramente, ter contato com um exemplar de texto que ele pretende fazer. Conhecer o gênero textual, ter contato com ele, para depois fazê-lo. Com esse objetivo levei para a sala: revistas, músicas, jornais, CD’s, contrato de imóvel, cartas, email, blog, facebook. Dividi as turmas em 05 grupos de 05 alunos cada distribuindo entre eles os gêneros já citados com o objetivo de que os alunos respondessem a: 1) qual o tipo de gênero? 2) quais as características? 3) qual o destinatário? Cada equipe produziu um cartaz que em seguida foi explicado para toda a turma.
O que consegui com isso? Apresentar diferentes gêneros textuais e fazer com que o aluno percebesse que para cada ato comunicativo existe um tipo de texto específico, pois, futuramente, o aluno, produzirá esses mesmos textos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Deixe sua opinião