alunos em atividade |
Desenvolver no aluno o interesse pela leitura, e como recompensa, torná-lo um escritor competente, não tarefa das mais fáceis. Mas esse
processo pode tornar-se menos sofrido caso o professor leve para a sala de aula
os diversos gêneros textuais. Foi exatamente esse o pensamento que tive ao
planejar as oficinas que ministro no Mais Educação. Parto do
seguinte princípio: o aluno, para fazer
determinado texto, precisa, primeiramente, ter contato com um exemplar de texto
que ele pretende fazer. Conhecer o gênero textual, ter contato com ele,
para depois fazê-lo. Com esse objetivo levei para a sala: revistas, músicas,
jornais, CD’s, contrato de imóvel, cartas, email, blog, facebook. Dividi
as turmas em 05 grupos de 05 alunos cada distribuindo entre eles os gêneros já
citados com o objetivo de que os alunos respondessem a: 1) qual o tipo de gênero?
2) quais as características? 3) qual o destinatário? Cada equipe produziu um cartaz que
em seguida foi explicado para toda a turma.
O que consegui com isso? Apresentar
diferentes gêneros textuais e fazer com que o aluno percebesse que para cada
ato comunicativo existe um tipo de texto específico, pois, futuramente, o
aluno, produzirá esses mesmos textos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou? Deixe sua opinião