quarta-feira, 7 de março de 2012

A literatura de sala de aula


Já postei aqui no blog um resumo sobre o que é literatura, mais especificamente um resumo do livro “O que é Literatura” de Marisa Lajolo. O objetivo agora é fazer um post sobre a literatura ensinada nas escolas. Não pretendo avaliar o modo como meus queridos professores repassam o conteúdo literário, mas enfocarei alguns aspectos em que penso serem úteis para que o discente do ensino médio possa compreender o sentido de se estudar literatura na sala de aula.
Mas afinal, o que é mesmo Literatura? Os esforços não foram poucos para a definição do termo. Na academia até estudamos o conceito como formulas estabelecidas. Na escola, tais definições não conseguem penetrar no entendimento dos alunos. É necessário que de fato o aluno não apenas compreenda o significado do termo, mas que ele vivencie aquilo que o termo significa. Se esse aluno não consegue parar diante da leitura de um poema e extrair, no mínimo, um sentido poético em vão foi seu esforço pesquisando no dicionário o significado do termo. Esse mesmo aluno precisa entender que o literário muitas vezes se “camufla” sendo responsabilidade sua descobri-lo nas entrelinhas dos diversos poemas. Com isso quero dizer que Literatura “é parte da visão de mundo que temos”.
Não apresento claramente um significado literário aqui. Não quero gerar termos para “decoramento”. Quero auxiliar o aluno apresentando estratégias que o possibilitem a extrair do texto o seu sentido poético.
Como enxergar a poesia presente no texto? Faz-se necessário, primeiramente, dizer que no texto literário não vamos buscar o que o autor nos diz e sim o que a leitura do texto nos sugere. Mas é claro que aquilo que pensamos constar no texto, tem de ser comprovado com elementos presentes no próprio texto. E como enxergar isso?
Na poesia as palavras dizem! Entendemos a literariedade de um texto a partir do sentido que as palavras tomam para si. Como assim? Na língua portuguesa estudamos tanto as funções que a linguagem tem, como também, as figuras de palavras. Deste último, destacamos principalmente a METÁFORA. Num texto em que a poesia se faz presente, muitos termos ou versos falam de forma metafórica. Simbolizam algo além do próprio texto. Sabendo o aluno identificar as metáforas ali presentes, metade dos seus problemas quanto à compreensão estarão resolvidos.
O que também ajuda e muito nesses tipos de analises é a leitura de análises já feitas. A intenção não é copiar ou parafrasear e sim ter um entendimento do texto em questão. Partindo desse ponto, o aluno pode se aprofundar em aspectos não muito ressaltados nas análises lidas. Mas para que tudo isso ocorra é de fundamental importância que o aluno tenha o hábito da leitura. Sem isso, em vão serão seus esforços para uma compreensão literária.
Acima, eu havia dito que entender e vivenciar literatura parte da maneira como vemos o mundo. Assim, uma pessoa que não somente ouve, mas reflete uma música como “Bienal” (Zé Ramalho) terá mais facilidade na análise poética. Digo isso, pois acredito que não podemos dar fórmulas prontas para o nosso alunado, no entanto, podemos auxiliá-lo em tal empreitada. Literatura é sensibilidade... É o que poucos vêem, onde muitos olham e nada enxergam.
Aprofundamentos e exemplos ficaram por conta de postagens mais especificas.

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