Já
postei aqui no blog um resumo sobre o que é literatura, mais
especificamente um resumo do livro “O
que é Literatura”
de Marisa
Lajolo.
O objetivo agora é fazer um post sobre a literatura ensinada nas
escolas. Não pretendo avaliar o modo como meus queridos professores
repassam o conteúdo literário, mas enfocarei alguns aspectos em que
penso serem úteis para que o discente do ensino médio possa
compreender o sentido de se estudar literatura na sala de aula.
Mas
afinal, o que é mesmo Literatura?
Os esforços não foram poucos para a definição do termo. Na
academia até estudamos o conceito como formulas estabelecidas. Na
escola, tais definições não conseguem penetrar no entendimento dos
alunos. É necessário que de fato o aluno não apenas compreenda o
significado do termo, mas que ele vivencie aquilo que o termo
significa. Se esse aluno não consegue parar diante da leitura de um
poema e extrair, no mínimo, um sentido poético em vão foi seu
esforço pesquisando no dicionário o significado do termo. Esse
mesmo aluno precisa entender que o literário muitas vezes se
“camufla” sendo responsabilidade sua descobri-lo nas entrelinhas
dos diversos poemas. Com isso quero dizer que Literatura “é
parte da visão de mundo que temos”.
Não
apresento claramente um significado literário aqui. Não quero gerar
termos para “decoramento”. Quero auxiliar o aluno apresentando
estratégias que o possibilitem a extrair do texto o seu sentido
poético.
Como
enxergar a poesia presente no texto? Faz-se
necessário, primeiramente, dizer que no texto literário não vamos
buscar o que o autor nos diz e sim o que a leitura do texto nos
sugere. Mas é claro que aquilo que pensamos constar no texto, tem de
ser comprovado com elementos presentes no próprio texto. E
como enxergar isso?
Na
poesia as palavras dizem! Entendemos
a literariedade de um texto a partir do sentido que as palavras tomam
para si. Como assim? Na língua portuguesa estudamos tanto as funções
que a linguagem
tem, como também, as figuras
de palavras.
Deste
último, destacamos principalmente a METÁFORA.
Num texto em que a poesia se faz presente, muitos termos ou versos
falam de forma metafórica. Simbolizam algo além do próprio texto.
Sabendo o aluno identificar as metáforas ali presentes, metade dos
seus problemas quanto à compreensão estarão resolvidos.
O
que também ajuda e muito nesses tipos de analises é a leitura de
análises já feitas. A intenção não é copiar ou parafrasear e
sim ter um entendimento do texto em questão. Partindo desse ponto, o
aluno pode se aprofundar em aspectos não muito ressaltados nas
análises lidas. Mas para que tudo isso ocorra é de fundamental
importância que o aluno tenha o hábito da leitura. Sem isso, em vão
serão seus esforços para uma compreensão literária.
Acima,
eu havia dito que entender e vivenciar literatura parte da maneira
como vemos o mundo. Assim, uma pessoa que não somente ouve, mas
reflete uma música como “Bienal” (Zé Ramalho) terá mais
facilidade na análise poética. Digo isso, pois acredito que não
podemos dar fórmulas prontas para o nosso alunado, no entanto,
podemos auxiliá-lo em tal empreitada. Literatura é sensibilidade...
É o que poucos vêem, onde muitos olham e nada enxergam.
Aprofundamentos
e exemplos ficaram por conta de postagens mais especificas.
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