sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Aprenda a fazer uma Resenha.


Muitos alunos sentem uma enorme dificuldade quando são desafiados a RESENHAR um livro, ou simplesmente um pequeno texto. A primeira grande dificuldade que percebo, consiste em saber diferenciar a resenha de um resumo (ou quando a confusão é tamanha, diferenciar a resenha do fichamento). Tomemos a confusão que se faz entre a resenha e o resumo.
Para resolver esta confusão basta saber que o resumo está contido na resenha. Mas a resenha não faz parte do resumo. Resumo é sintetizar as ideias de um livro, com as palavras de quem resume. A característica que define o resumo como tal é a fidelidade as ideias contidas no objeto a ser resumido. E a resenha, o que é?
Segundo Platão & Fiorin em Para entender o texto, “resenhar significa fazer uma relação das propriedades de um objeto, enumerar cuidadosamente seus aspectos relevantes, descrever as circunstancias que o envolvem”. Mas como isso de fato é feito?
Aprendendo a resenhar:
  1. É primordial, como primeiro ponto, a LEITURA DO TEXTO. Leia por completo. Não se esqueça que essa sua leitura tem um objetivo. Então leia com esse foco sempre em mente.
  2. Durante a leitura não saia marcando tudo o que você considera importante, mas tenha uma ideia geral do capitulo. Pergunte a você: o que o capitulo diz?
  3. Por último, ainda durante a leitura, trace uma linha de pensamento das ideias que o autor utilizou. É dessa trajetória que mais tarde você vai falar.
Depois de ter lido, entendido e saber dizer do que o livro trata, agora é hora da parte que muitos consideram a mais difícil: tirar as ideias da cabeça e colocá-las no papel. Não se preocupe. Você precisa saber que além da sua marca de escrita a resenha deverá conter alguns dados que identifiquem a obra: nome do autor, título completo da obra, indicação sucinta do que diz a obra, resumo que apresenta os pontos essenciais do texto. Mas ainda sim você deva estar se perguntado: como juntar tudo isso e fazer uma resenha? Calma...
Você pode começar a sua produção falando do que o texto trata. Prossiga num pequeno resumo da obra. O que vai diferenciar a resenha é que neste gênero textual você pode emitir juízos de valor sobre a obra lida. Concorde, discorde, fale do valor relevante da obra para o assunto ali abordado. Escreva de modo que a sua linguagem pareça uma apresentação oral para o destinatário. É possível fazer relações com outras obras. A sua importância para a atualidade. Um bom modo de aprender é ler outras resenhas e diferenciá-las da produção do resumo. Lembre-se: o aprendizado só se dá por meio do exercício.
Caso ainda sinta dificuldade na elaboração do seu trabalho leia um exemplo de resenha onde ensino passo a passo como fazer.

Um comentário:

Gostou? Deixe sua opinião