domingo, 20 de novembro de 2016

Resumo do V Festival de Cultura, Identidade e Memória Amazônida de Óbidos – Fecima.



Nos dias 17, 18 e 19, do corrente mês, aconteceu em Óbidos à quinta edição do Festival de Cultura, Identidade e Memória Amazônida de Óbidos – Fecima. Realizado pelo Programa de Extensão Cultura, Identidade e Memória na Amazônia – PROEXT-CIMA – do Centro de Formação Interdisciplinar da Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA, o evento tem como propósito servir de espaço de debates e divulgação de produções de cultura, da identidade e da memória no baixo amazonas.
Neste ano o tema abordado foi: Amazônia: expressão de identidades; lugar de memórias. Este ano a grande novidade foi a realização do I Feciminha, que tem como público alvo as crianças, no intuito de incentivá-las, desde cedo, a educação patrimonial e o gosto pela cultura obidense. Este primeiro feciminha aconteceu na Escola Dom Floriano e contou com a grande participação dos alunos.
Professora Edithe lançando seu livro
Ainda no dia dezessete, a noite na casa da cultura, deu-se início oficial ao V Fecima, onde aconteceu o lançamento do livro A Fênix da Amazônia, de autoria da escritora obidense Edithe Carvalho Vieira. Na ocasião, o coordenador do Fecima, Professor Dr. Itamar Rodrigues Paulino, fez uma abordagem literária acerca da obra e, especificamente, do livro lançado da escritora.
No sexta, pela manhã, ocorreram oficinas de temas diversos. Destaque para a oficina que aconteceu no museu onde foi possível discutir e compreender um pouco mais sobre a importância do Museu Integrado de Óbidos para a sociedade obidense.
Já pela parte da tarde da sexta e do sábado, ocorreram as apresentações orais de trabalhos e pesquisas acadêmicas. Num total de oito apresentações sobre temas diversos que contribuíram para pensarmos temas importantes, como por exemplo: a saúde de nossas comunidades tradicionais, o sistema municipal de cultura e a importância da memória preservada pelo obidense. Vale destacar o momento de contação de causos, na sexta à tarde, por Jorge Ari (membro da AALO).  
No sábado, pela manhã, como já é praxe aconteceu o passeio com intervenções históricas a Serra da Escama.
Já pela parte da tarde, deu-se o encerramento do V Fecima com a caminhada pelos casarios históricos de Óbidos tendo como guia o senhor Haroldo Tavares.


Alunos visitando o Museu

Oficina sobre Museologia
Contação de causos


Jorge Ari contando seus causos

Apresentação de trabalho oral
I Feciminha


Haroldo Tavares contando um pouco sobre a história de Óbidos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Deixe sua opinião