quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Uma análise sobre a beleza física em Senhora, de Machado de Assis



Em Senhora, Machado aborda o tema da preocupação excessiva com a beleza física na personagem D. Camila. Isso é percebido facilmente no comportamento da personagem. Embora, escrito numa época distante, em que possivelmente, diferente de hoje, raros deveriam ser os produtos de beleza, a personagem busca manter-se jovem pelo comportamento. O importante seria “apresentar-se” jovem.

Como toda mulher a aparência de D. Camila devia manter relação com a jovialidade. Mas o tempo não se estagna. Corre com a idade. E o primeiro exercício excessivo contra a velhice foi à luta que travou para esconder ou eliminar a chegada natural dos fios brancos. Mas se só isso o fosse seria o de menos. Logo, Dona Camila sendo mãe de uma linda filha viu chegar o atestado de que realmente seus anos haviam corrido: era avó.

Como dito anteriormente, a preocupação excessiva pela beleza estava em parecer ser nova. E para D. Camila, mulher nova não poderia ser avó. Aqui nosso tema ganha destaque, pois a nossa personagem assume o comportamento de mãe para com o neto. Isso demonstra a preocupação excessiva que a nossa personagem tinha pela própria beleza física, embora, sendo bela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Deixe sua opinião