quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Imaginário Amazônico no conto Acauã



Inglês de Sousa soube como poucos retratar não somente o cotidiano do caboclo amazônico com a floresta, mas principalmente, a relação deste homem com o imaginário da floresta mítica. Uma prova disso é a presença do imaginário amazônico percebido no conto Acauã.

O título já anuncia isso: pássaro agoureiro. No conto, além da presença da ave vamos encontrar a lenda da cobra grande.

Toda a relação do imaginário caboclo acontece porque a personagem Capitão Jerônimo Ferreira sai para caçar numa noite de sexta feira “a boca da noite”. Ora, sabemos que até hoje algumas comunidades guardam a sexta feira. Capitão Ferreira desrespeitou a floresta e como punição foi enfeitiçado pela grande cobra, tendo que criar a cria feminina desta besta.

As relações do imaginário vão além. Capitão Ferreira leva pra dentro de casa o fruto maldito do parto da cobra: Vitória. Esta passa a ser irmã de Aninha. Logo, as manifestações de encantamento passam, também, a tomar conta do corpo de Aninha cuja metamorfose final aconteceria no casamento desta personagem.

Por fim, pode-se justificar a presença deste imaginário pelos mitos presentes no conto e como o homem amazônida dialoga com eles.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Deixe sua opinião