segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Fotografia: O Magnífico Pôr do Sol em Óbidos – Amazônia


      Na maioria dos lugares, o momento de despedida do sol, anunciando a noite que vai chegar, é magnífico.  Mas em Óbidos, cidade mais lusitana da linha do Equador, este fenômeno é muito mais de si mesmo. A beleza é tanta, que podemos dizer que aqui temos um Pôr do Sol mais por do sol, que o próprio por do sol, em paráfrase ao pensamento do poeta Alberto Caeiro.
E todo esse esplendor do fim da tarde só é possível, graças ao lugar que o sol, em Óbidos, escolheu para se despedir do dia: o “Estreito do Rio Amazonas” (conhecido também como a “Garganta do Rio Mar”). É nessa parte mais estreita e mais profunda do rio Amazonas – única no mundo - que o grande espetáculo acontece.
É no cair da tarde, horas antes da boca da noite chegar, que o grande “Astro Rei” começa descer lentamente até o profundo das águas barrentas. Isso mesmo. A impressão é que a grande bola fumegante vai tocar a linha imaginária cortada pelas águas do rio. E para completar o cenário, barcos, navios, canoas, bajáras sobem e descem a correnteza do rio, iluminados pela luz do sol, projetando assim, lindas siluetas. E quando o sol parece, em fim, ter se despedido, eis que da outra margem do Amazonas, um bando de pássaros corta no céu os últimos raios solares, dando findas ao espetáculo.
E assim, o sol se despede de mais um dia...  





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Deixe sua opinião