sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Terminei a Faculdade de Letras. E agora?


Diz uma máxima de que todo recém-formado é um mais novo desempregado. Em parte isso é verdadeiro, pois muitos que se formam se vem numa situação do que fazer a partir do momento da outorga. E é sobre isso que esse post visa discutir.
Em se falando do curso de letras muitas parecem ser as alternativas do recém outorgado professor: cursos pré-vestibulares, escolas públicas ou particulares, reforço escolar em casa, concursos públicos, redação em jornais, etc. E tem aqueles ainda que antes de se firmarem num emprego almejam continuar seus estudos: especialização, mestrado e por aí vai. Se por um lado essas alternativas parecem se mostrar facilmente ao novo profissional, o problema é como conseguir chegar até elas.
Em si tratando de atuar como professor a melhor opção continua sendo o ingresso por meio de concurso, caso não, o professor fica sujeito ao famoso QI (Quoeficiente de Indicação). E possa de ocorrer que mesmo consiga logo uma carga horária, sobre este professor recairá muitas dúvidas quanto a sua ação em sala de aula. Se ele é realmente bom!
Mas se o mais novo licenciando em letras optar pela continuação dos estudos muitas dúvidas também poderão surgir: que área seguir, onde fazer, com que meios financeiros fazer, e quanto tempo poderá levar para conseguir tudo isso.
Ainda outros, talvez, venham a se arrepender da escolha do curso que optaram. E para esses um sentimento de incapacidade venha ser uma constante. Isso se justifica porque não vivenciaram o curso como deveriam ter feito, ou simplesmente, empurraram o curso com a barriga.
Por fim, será sempre um desafio iniciar uma carreira logo após a formatura. Ela virá, sim, a cada passo dado pelo mais novo professor. Para isso, é necessário muita persistência e lógico, investir no prosseguimento dos estudos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Deixe sua opinião