quinta-feira, 14 de março de 2013

AGENDA BOM PASTOR: Habemus Papam. E agora?

Imagem da Internet
Durante o período Sé Vacante, a comunidade do Bom Pastor (como muitas outras pelo mundo) parece não ter sentido a ausência de seu líder máximo. As missas continuaram normais assim como as atividades pastorais. Se no período sem papa a comunidade prosseguiu seu caminho apostólico agora, com a escolha do novo pontífice o que muda?
A atuação de um Papa parece voltar-se mais para as congregações religiosas. Sua presença aparece mais como a de um líder político que um evangelizador de fato. Numa comunidade como a nossa essa escolha não fará muita diferença. Pois, para esse tipo de comunidade o que vale mais é o compromisso dos próprios comunitários em assumir os trabalhos pastorais.
Não quero dizer que a figura de um papa não é importante. Toda organização tem de ter um líder. Ainda mais num cargo que nossa igreja acredita ser a representatividade de Cristo na terra. O que afirmo é que essa escolha terá um impacto maior para as congregações religiosas que compõem a pirâmide eclesial da igreja católica na atualidade.
Muito se tem falado dos novos desafios do novo pontífice. Terá ele pulso firme para expulsar os padres pedófilos e todos aqueles que ostentam uma vida de orgias sexuais (com homem ou mulher)? . Terá ele a coragem de acabar com a prostituição que ainda ocorre nos seminários? Terá ele a coragem de expulsar todos os padres que tem filhos espalhados por aí? Por fim, terá sido ele realmente escolhido pelo Espírito Santo? . Caso tenha sido fará uma faxina na nossa igreja, ainda que não sobre um padre para celebrar uma missa...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Deixe sua opinião