quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Resenha do Livro: Chico Buarque na sala de aula

Você professor de Língua Portuguesa/Literatura amante de Chico Buarque, que tal “apresentá-lo” a seus alunos em sala de aula? 
 
Pensando nessa possibilidade de ação metodológica é que a professora Tereza Telles publicou “Chico Buarque na sala de aula: Leitura, interpretação e produção de textos” (Editora Vozes, 2009). O livro é uma ótima sugestão para se trabalhar o texto literário a partir de canções (poemas) de Chico Buarque. Pode ser trabalhado tanto com as séries finais do ensino fundamental, como também, de todo o ensino médio.
Constituída de cinco capítulos, a obra estrutura-se de forma bem didática. No capítulo I: O curso do tempo e a fragilidade da condição humana, “aliam-se a presença de um tema: a força inexorável da passagem do tempo e a impotência do ser humano diante dessa força”. Telles apresenta o poema abordando seu aspecto formal escalonando-o. Em seguida sugere um trabalho a ser trabalhado em sala de aula.
O capítulo II: O poema e as circunstâncias de sua composição. Aqui, a autora enfatiza a relação do momento da produção do poema com o momento histórico vivido. No caso o Brasil da Ditadura Militar (1970).
Já no capítulo III: A narrativa em verso, a autora trabalha os poemas atribuindo-lhes a classificação de prosa literária narrativa. Assim, é estudada toda a estrutura que compõem o gênero narrativo: foco narrativo, ação, espaço, personagens, tempo. Além de enfatizar o papel social da literatura.
No capítulo IV: A intertextualidade, Tereza Telles apresenta poema de Chico Buarque que podem ser classificados como paródicos. Exemplo é a analogia entre os poemas Meus oito anos, de Casimiro de Abreu X Doze anos, de Chico Buarque.
O último capítulo: Fundamentos teóricos. Relembra para alguns ou informa para outros, os conceitos teóricos que fundamentam qualquer prática. Assim, você caro professor, que há muitos anos deixou a cadeira da academia e que não se lembra daqueles conceitos de literatura que talvez você tenha pensado de que nada lhe serviria, este capítulo traz os principais conceitos teóricos literários e que lhe darão toda a firmeza na hora da explicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Deixe sua opinião