No dia 11/06/2012, nos bolsistas do PIBID
- Rômulo Jose, Lidinalva Vieira e Irismar Guedes - juntamente
com a professora
supervisora, Ilcilene,
desenvolvemos, na Escola
Rio Tapajós, com as turmas de 1º Ano, a atividade: O Ensino das Funções da Linguagem por meio de textos amazônicos
como “Pauapixuna” e “Foi assim”.
Inicialmente, a professora Ilcilene
explicou, detalhadamente, cada função da linguagem. Mostrou exemplos de livros
e do nosso cotidiano.
No segundo momento, houve a intervenção
dos bolsistas, Rômulo Jose e Lidinalva
Vieira, apresentando os textos Pauapixuna e Foi assim. O primeiro, como uma função poética da linguagem.
E o segundo como uma função
emotiva. A escolha desses textos deve-se ao fato de o projeto abordar o contexto
amazônico na sala de aula.
A dinâmica das apresentações ocorreu da
seguinte forma: o texto foi apresentado à turma em slides, com a leitura
grupal. O vídeo-clipe de cada poema também foi apresentado (para que o aluno
perceba melhor o que o texto diz). Depois cada aluno recebeu uma cópia de cada
texto com um exercício a ser respondido. Esse exercício visa que o aluno, ao se defrontar com um
texto, saiba, primeiramente, identificar a função da linguagem predominante.
Os outros pontos do exercício voltam-se para a compreensão da nossa cultura amazônica, como: criação de um glossário amazônico,
discussão de aspectos da
vida amazônica (muitas vezes
discriminada).
Perceba
a importância das funções da linguagem no seu uso cotidiano;
Saiba identificar as
funções da linguagem dentro de cada texto, e qual das funções e a predominante;
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou? Deixe sua opinião