terça-feira, 19 de junho de 2012

PIBID/LETRAS: O Ensino das Funções da Linguagem por meio de textos amazônicos como “Pauapixuna” e “Foi assim”.


No dia 11/06/2012, nos bolsistas do PIBID - Rômulo Jose, Lidinalva Vieira e Irismar Guedes - juntamente com a professora supervisora, Ilcilene, desenvolvemos, na Escola Rio Tapajós, com as turmas de 1º Ano, a atividade: O Ensino das Funções da Linguagem por meio de textos amazônicos como Pauapixuna” e Foi assim”.
Inicialmente, a professora Ilcilene explicou, detalhadamente, cada função da linguagem. Mostrou exemplos de livros e do nosso cotidiano.
No segundo momento, houve a intervenção dos bolsistas, Rômulo Jose e Lidinalva Vieira, apresentando os textos Pauapixuna e Foi assim. O primeiro, como uma função poética da linguagem. E o segundo como uma função emotiva. A escolha desses textos deve-se ao fato de o projeto abordar o contexto amazônico na sala de aula.
A dinâmica das apresentações ocorreu da seguinte forma: o texto foi apresentado à turma em slides, com a leitura grupal. O vídeo-clipe de cada poema também foi apresentado (para que o aluno perceba melhor o que o texto diz). Depois cada aluno recebeu uma cópia de cada texto com um exercício a ser respondido. Esse exercício visa que o aluno, ao se defrontar com um texto, saiba, primeiramente, identificar a função da linguagem predominante. Os outros pontos do exercício voltam-se para a compreensão da nossa cultura amazônica, como: criação de um glossário amazônico, discussão de aspectos da vida amazônica (muitas vezes discriminada).
Com essa atividade espera-se que o aluno:
Perceba a importância das funções da linguagem no seu uso cotidiano;
                  Saiba identificar as funções da linguagem dentro de   cada texto, e qual das funções e a predominante;

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Deixe sua opinião