sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Espaço PIBID/LETRAS - UFOPA

Conhecendo o PIBID.

O que é o PIBID? O PIBID é o Programa de Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. 
 
O que isso quer dizer? O PIBID visa melhorar a formação do futuro professor. A sua atuação se dá nos cursos de licenciatura. É uma forma de fazer uma ponte entre a teoria que o acadêmico estuda e o que realmente se aplica em sala de aula. 
 
Qual a atuação do Projeto na UFOPA? Cada Licenciatura consta de um subprojeto. Na Licenciatura em Letras (o qual eu participo) temos o subprojeto: “A experiência multicultural no ensino da literatura na escola”. Buscamos enfocar a Literatura Amazônida (principalmente causos).
Quem é o coordenador? Temos um coordenador geral, mas no nosso subprojeto temos como coordenador o Professor Dr. Lauro Roberto do Carmo Figueira.
 
Quem participa? Participam do projeto 21bolsistas, regularmente matriculados. 
 
Qual a atuação desses bolsistas? O projeto é desenvolvido com reuniões de preparação, informação e discussão dos temas a serem abordados. Durante a semana os bolsistas freqüentam as escolas participantes do projeto, no Rio Tapajós e Júlia Passarinho, onde observam, inicialmente, a atuação do professor seguindo um roteiro já definido. Em seguida, juntamente com o professor da escola planejam ações metodológicas para o ensino da literatura de expressão amazônica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Deixe sua opinião