sábado, 12 de junho de 2010

REFLEXOES SOBRE O AMOR


Mas o que será o amor?
 Ora... O amor é um fogo que arde sem se ver/ é ferida que dói e não se sente/ é um contentamento descontente/ é dor que desatina sem doer... É um não querer mais que bem querer/ é nunca contentar-se de contente. Mas antes de tudo, o amor é Divino. Pois poderia o homem ter fé tamanha, ao ponto de transpor montanhas, mas se não tivesse amor... nada seria. O amor é emanado de Deus. No entanto, nem todos os homens deixam-se seduzir por essa dádiva afetiva. Amar aprende-se! Eu amo, tu amas, nós amamos... E o melhor exemplo é o do próprio Cristo: “amai-vos uns aos outros, como eu vos tenho amado”.  
E nos diversos sinônimos que se tem sobre o verbo amar, podemos aqui citar: o amor que se tem pelo animal de estimação: gato ou cachorro. O amor que se tem pelas coisas materiais; o amor que se tem pelo time de futebol, pelo cantor preferido, pela atriz da novela das nove etc. E de todos os amores possíveis que se possa ter ou sentir está o amor que une homem e mulher numa só estrada. Uma verdadeira prova de amor maior, pois há uma doação pela vida do outro: ambos compartilham a alegria e derramam-se em prantos na tristeza. Já não existe o Eu e nem o Tu. Vida e morte numa só alma!
E tudo é belo e tudo é mágico. Até as estrelas os enamorados são capazes de ouvir. “Pois só quem ama pode ter ouvido capaz de ouvir e entender estrelas”. Assim chegamos a uma das fases mais bela de um casal: o namoro; enamorar-se. Coisa que nunca pode acabar: a vida é um eterno namoro. Aliás, “o amor é a poesia dos sentidos. Quando existe, existe para todo o sempre e aumenta cada vez mais”. E amar é sempre ter a certeza de está na presença de Deus. Este é amor e quem permanece no amor, permanece em Deus e Deus nele.
Deve-se amar desde o momento em que se aprende até o último dia de vida. E aqui um alerta: os velhos também amam. Parece que para esses o único amor lhes permitido é o carinho que dão aos netos. Quando o vovô ainda mantém acessa a chama da paixão a primeira coisa que se diz é que o pobre está caduco. Para se amar não tem idade. Não tem modo. Aliás, “o modo pouco importa; o essencial é que saiba amar”. E agora...? E afinal... O que vem ser o amor?  Só mesmo declamando aqueles versos de Vinícius de Morais:
Soneto de Amor Total
Amo-te tanto, meu amor... não cante
O humano coração com mais verdade...
Amo-te como amigo e como amante
Numa sempre diversa realidade.

Amo-te afim, de um calmo amor prestante,
E te amo além, presente na saudade.
Amo-te, enfim, com grande liberdade
Dentro da eternidade e a cada instante.

Amo-te como um bicho, simplesmente,
De um amor sem mistério e sem virtude
Com um desejo maciço e permanente.

E de te amar assim, muito e amiúde,
É que um dia em teu corpo de repente
          Hei de morrer de amar mais do que pude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Deixe sua opinião