terça-feira, 8 de abril de 2014

Texto 01: A Literatura no Enem



Olá caro leitor. Este post marca uma série de textos que serão publicados aqui no blog com o objetivo de contribuir na aprovação no Enem de muitos alunos, abordando assuntos relacionados à Redação e Linguagens (Literatura) que fazem parte da prova. Hoje falaremos da abordagem dada à literatura dentro das questões de linguagem. Para isso, tomo por base uma reportagem do Portal Terra Educação.

 Uma das características da literatura no Enem é cobrar, na maior parte das questões, escritores brasileiros. Logo, autores estrangeiros, e em boa parte da Literatura Portuguesa, como camões, também são encontrados. Professor de Português e Literatura do cursinho Anglo, de São Paulo, Eduardo Calbucci salienta que a prova sempre deu ênfase ao período modernista, movimento iniciado na primeira metade do século 20 e que tem como principal marco a realização da Semana de Arte Moderna.

Ao apontar os autores mais valorizados pelo exame, Calbucci cita Manuel Bandeira, Graciliano Ramos, João Cabral de Melo Neto e Carlos Drummond de Andrade, porém ele alerta que não é necessário os estudantes lerem todas as obras e se aprofundarem muito. “O que precisa ter é familiaridade com as características do Modernismo, até porque não adianta conhecer a fundo os livros, pois a prova não vai pedir alguma questão específica”, explica. Segundo o professor, nas questões envolvendo literatura, existem três modelos de perguntas que são mais frequentes no Enem.

O primeiro consiste em analisar um poema e compreender o texto literário, para indicar sobre o que está tratando o exemplo. O segundo apresenta o poema de um autor para que o aluno analise e identifique suas principais características.

O Enem também pede para o aluno relacionar dois textos: o literário e uma crítica feita por um especialista. “Nesse caso, podemos ter um crítico falando sobre como Machado de Assis conversava com o leitor, a partir daí, o aluno terá que identificar, na obra, onde isso está indicado”, exemplifica o professor. Para Calbucci, é fundamental rever as provas anteriores para saber como elas são, pois assim a pessoa vai estar preparada para o Enem. “O exame é caracterizado pela previsibilidade, não ocorrem grandes mudanças nas perguntas de um ano para o outro, assim o estudante já vai para o Enem com alguma noção”, afirma.

Fonte: Portal Terra Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Deixe sua opinião