quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Imaginário Amazônico no conto Acauã



Inglês de Sousa soube como poucos retratar não somente o cotidiano do caboclo amazônico com a floresta, mas principalmente, a relação deste homem com o imaginário da floresta mítica. Uma prova disso é a presença do imaginário amazônico percebido no conto Acauã.

O título já anuncia isso: pássaro agoureiro. No conto, além da presença da ave vamos encontrar a lenda da cobra grande.

Toda a relação do imaginário caboclo acontece porque a personagem Capitão Jerônimo Ferreira sai para caçar numa noite de sexta feira “a boca da noite”. Ora, sabemos que até hoje algumas comunidades guardam a sexta feira. Capitão Ferreira desrespeitou a floresta e como punição foi enfeitiçado pela grande cobra, tendo que criar a cria feminina desta besta.

As relações do imaginário vão além. Capitão Ferreira leva pra dentro de casa o fruto maldito do parto da cobra: Vitória. Esta passa a ser irmã de Aninha. Logo, as manifestações de encantamento passam, também, a tomar conta do corpo de Aninha cuja metamorfose final aconteceria no casamento desta personagem.

Por fim, pode-se justificar a presença deste imaginário pelos mitos presentes no conto e como o homem amazônida dialoga com eles.  

Uma análise sobre a beleza física em Senhora, de Machado de Assis



Em Senhora, Machado aborda o tema da preocupação excessiva com a beleza física na personagem D. Camila. Isso é percebido facilmente no comportamento da personagem. Embora, escrito numa época distante, em que possivelmente, diferente de hoje, raros deveriam ser os produtos de beleza, a personagem busca manter-se jovem pelo comportamento. O importante seria “apresentar-se” jovem.

Como toda mulher a aparência de D. Camila devia manter relação com a jovialidade. Mas o tempo não se estagna. Corre com a idade. E o primeiro exercício excessivo contra a velhice foi à luta que travou para esconder ou eliminar a chegada natural dos fios brancos. Mas se só isso o fosse seria o de menos. Logo, Dona Camila sendo mãe de uma linda filha viu chegar o atestado de que realmente seus anos haviam corrido: era avó.

Como dito anteriormente, a preocupação excessiva pela beleza estava em parecer ser nova. E para D. Camila, mulher nova não poderia ser avó. Aqui nosso tema ganha destaque, pois a nossa personagem assume o comportamento de mãe para com o neto. Isso demonstra a preocupação excessiva que a nossa personagem tinha pela própria beleza física, embora, sendo bela.