domingo, 30 de outubro de 2016

Tudo sobre a Redação do Enem 2016 Parte I



          Que tipo de texto teremos de fazer?




         O candidato terá que redigir um texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo, sobre um tema de ordem social, política, cultural ou filosófica. 


         Você terá que defender uma tese, apoiando-se em argumentos convincentes e ao final do texto deverá, obrigatoriamente, apresentar uma proposta de intervenção social, para o problema apresentado que respeite os valores humanos e culturais. 


A Estrutura do Texto Dissertativo-argumentativo


         Introdução: É o ponto de partida do texto. Por isso, deve apresentar de forma clara o assunto a ser tratado e também delimitar as questões referentes a esse assunto que serão abordadas. Dessa forma, a introdução encaminha o leitor, colocando-lhe a orientação adotada para o desenvolvimento do texto.  


         Desenvolvimento: É a parte do texto em que ideias, conceitos, informações, argumentos de que você dispõe serão desenvolvidos, de forma organizada e criteriosa. 


         O desenvolvimento deve nascer da introdução: nesta, apontam-se as questões relativas ao assunto que será abordado; naquele, essas questões devem ser desenroladas, avaliadas – sempre por partes, de forma gradual e progressiva. A introdução já anuncia o desenvolvimento, que retoma, ampliando e desdobrando, o que lá foi colocado de forma sucinta.  


         Conclusão: É a parte final do texto, um resumo forte e sucinto de tudo aquilo que já foi dito. Além desse resumo, que retoma e condensa o conteúdo anterior do texto, no caso específico do Enem, deve-se fazer uma proposta de intervenção para a solução do problema discutido no corpo da redação. 


Coesão e Coerência


         A coesão de um texto, isto é, a conexão entre os vários enunciados obviamente não é fruto do acaso, mas das relações de sentido que existem entre eles. Essas relações de sentido são manifestadas sobre tudo por certa categoria de palavras, as quais são chamadas conectivos ou elementos de coesão


         assim, desse modo, ainda, aliás, além do mais, além de tudo, além disso, isto é, mas, porém, embora, ainda que


Coerência


         Em uma redação, para que a coerência ocorra, as ideias devem se completar. Uma deve ser a continuação da outra. Caso não ocorra uma concatenação de ideias entre as frases, elas acabarão por se contradizerem ou por quebrarem uma linha de raciocínio. Quando isso acontece, dizemos que houve um quebra de coerência textual.


         A coerência é um resultado da não contradição entre as partes do texto e do texto com relação ao mundo. Ela é também auxiliada pela coesão textual, isto é, a compreensão de um texto é melhor capturada com o auxílio de conectivos, preposições, etc.