sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

O colorido do Mascarado Fobó

Em Óbidos, a presença de um personagem se sobressai em meio aos muitos foliões que seguem os trios elétricos pelas ladeiras da cidade presépio no período do carnaval. Este personagem é o famigerado Mascarado Fobó.

Com a indumentária toda colorida, essa figura maior do carnaval dos obidenses dá brilho e vida cultural aquele que é considerado o maior carnaval de rua da região oeste do Pará. O Fobó é a manifestação das pessoas que ainda tentam preservar a cultura local vestindo-se de dominó, pulando alegremente ao compasso das marchinhas, ou das músicas dos blocos.

Quem vem a Óbidos, no período carnavalesco, vê esse misto de “palhaço alegórico” misturado à multidão nos sete blocos que compõem a quadra carnavalesca obidense. Mas sua presença é mais marcante no bloco Unidos do Morro, que é considerado o bloco oficial do Mascarado Fobó.

Brincando a frente do bloco, os mascarados vão levando alegria e desconfiança a quem assiste, pois a qualquer momento, o espectador pode ser surpreendido pelo amido de milho, item indispensável do mascarado.

E assim, o carnaval obidense se destaca graças à figura deste pitoresco personagem.












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Deixe sua opinião