segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Uma visita a Serra da Escama: Forte Gurjão Óbidos – Amazônia

Agora posso dizer que visitei os pontos de fortificação em Óbidos pois, ontem, dia 01 de novembro, juntamente com um grupo de amigos e conhecidos subimos a Serra da Escama, local onde se encontra o Forte Gurjão (ou o que ainda há dele).

Essa caminhada há muito vinha querendo fazê-la. Por inúmeras vezes o meu amigo Mauro Pantoja já havia me falado da ideia de reunir um grupo de pessoas para fazer a trilha, e eis que no último domingo tudo deu certo.

Saímos de frente da cidade, um grupo de mais de 10 pessoas, por volta de 8:30 da manhã. Aproveitando o período de seca do amazonas fomos caminhando tranquilamente até a entrada da trilha. O percurso não é muito difícil o que não quer dizer que não se deva tomar os devidos cuidados, como por exemplo, com cobras que podem se esconder nas folhas caídas no chão. A subida é um pouco íngreme e coberta pela vegetação. Um clima ameno e não quente. Por volta de quase uma hora de caminhada, ou bem menos, já estávamos conhecendo os canhões que compõem o conjunto do Forte Gurjão.

Os canhões são do período da primeira década de 1900. Infelizmente, o que pudemos constatar foi o total abandono desse patrimônio tombado pelo IPHAN. Muitas pichações e bastante lixo tomam conta do espaço que faz parte, não somente da história de Óbidos, mas do Brasil uma vez que o Forte teve papel significativo até na revolução de 1922.

Contemplamos por certo período a Fortificação. Conversamos sobre o descaso que vimos e propomos a ideia de uma nova visita desta vez com um enfoque ecológico. Quem sabe a secretaria de meio ambiente nos apoie, e até mesmo outras pessoas, para que possamos realizar, a exemplo de Santarém, uma caminhada ecologia a Serra da Escama.

Por hora, fiquemos a contemplar essa natureza e história, ainda viva de nosso município, e futuramente junte-se a nossa ideia e venha fazer a sua parte em prol da preservação deste espaço histórico cultural.