sexta-feira, 31 de julho de 2015

Editor do blog defende Especialização em Literatura

Mais um passo dado rumo ao conhecimento. É assim que defino a conclusão de minha Especialização em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura defendida no dia 22/07/2015.
O trabalho cujo o título O texto literário de expressão amazônica na sala de aula: compartilhando experiências teve por objetivo defender o uso da poética literária amazônica na sala de aula. Para isso utilizei-me do resultado do projeto PIBID – Ufopa – Letras do qual fui bolsista durante dois anos.

Agora a estrada a seguir é o mestrado. E que este venha na hora certa do jeito certo.

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Mesa redonda discute aspectos históricos, literário infantil e musical de Óbidos

Aconteceu, no último sábado, 25/07/2015, dentro da programação do IV Fecima, a mesa-redonda “Literatura e Cenários Culturais de Óbidos”.
Promovida pela AALO, a mesa-redonda contou como mediador o Prof. Dr. Evander Batista (membro da AALO) e como debatedores o Professor historiador Carlos Vieira, a Professora e escritora Edite Carvalho e o músico/compositor obidense Eduardo Dias.
O evento buscou discutir os aspectos históricos, literário infantil e musical dentro da cultura obidense, respectivamente, pelos membros da mesa. Vale destacar a síntese cultural histórica da cidade apresentada pelo professor Carlos Vieira. A produção literária infantil contemporânea que se produz em Óbidos relatada pela escritora Edite Carvalho e o percurso da gênese musical obidense discorrida pelo músico Eduardo Dias.

Foi um momento de rico aprendizado para os ouvintes. E que mais eventos desta natureza possam acontecer. 

sexta-feira, 24 de julho de 2015

A Arte Literária de Paulo Nunes

 

Em Citrial: uma história que parece duas - 1986
Portugal, nosso avozinho - 2000
O Mosquito qu´engoliu o boi - 2002
Paulo Nunes é paraense de Belém. Professor da Universidade da Amazônia, Belém, Pará; estuda autores da lusografia: africanos de língua portuguesa e os afropararenses, bem como a literatura brasileira de expressão amazônica. Seu trabalho deságua em 2 fontes: a literária e a didática. Entre os didáticos, destaca "Texto e Pretexto", estudo de autores amazônicos, trabalho pioneiro voltado aos alunos do nível médio de ensino, em parceria com Josebel Akel Fares​Josse Fares e Reivaldo Vinas, 1988/1992. Coautor de "Do Texto ao Texto", fruto de projeto de regionalização de didáticos da SEUC-PA). Entre os textos literários, destacam-se: "Banho de Chuva" (Amazônia vídeo e livros), 5 edições, recebeu o selo Salas de Leitura/Bibliotecas Escolares do MEC. "O mosquito qu'engoliu o boi", ilustrado por Emmanuel Nassar (Paka-Tatu editora), "Baú de bem-querer" (Paulinas, indicado ao Jabuti de ilustração, 2006). "Ou: poemas não são linguagens" (edição do autor, 2010). "Gitos, meus minicontos amazônicos" (Pakatatu, 2014), ilustrado por Cláudia Cruz​. Tem textos vertidos para o inglês por James Bogan e Stefan Tobler..
Paulo Nunes participou, na década de 90, do projeto o Escritor na cidade da Fundação Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro; tem ensaios publicados em diversas revistas nacionais de literatura.
Pedras de Encantaria - 2001
Fonemas de Alinhavo - 2001
Banho de Chuva - 2001