terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

AGENDA BOM PASTOR: Quaresma – Oração, Jejum e Esmola.


Amanhã (13/02), nós cristãos católicos celebraremos o início de uma das festas mais importantes da nossa igreja: a Quaresma. Essa festa relembra os 40 dias em que Jesus foi tentado no deserto. É um tempo propício a conversão: “arrependei-vos e credes no evangelho”.
A quaresma inicia com a celebração de cinzas. Essas cinzas que serão impostas em nossa testa representam a nossa condição humana de pecado. Expressam o nosso arrependimento. A quaresma encerra com a festa da ressurreição de Cristo no domingo de páscoa. É um tempo, como já citei, de conversão, mas também de três práticas cristãs muito esquecidas atualmente: oração, jejum e esmola.   
A oração é à base de toda fé cristã. É impossível manter diálogo com Deus, que não seja por meio da oração. O próprio Cristo, quando interrogado por um de seus discípulos como este poderia conversar com ele, ensinou-o a oração do Pai Nosso.
Com relação ao Jejum, o Catecismo da Igreja Católica nos diz que “os fiéis observarão o jejum prescrito na sua igreja. Há atitude corporal (gestos, roupas) há de traduzir o respeito, a solenidade, a alegria deste momento em que Cristo se torna nosso hóspede”. Ainda segundo o Catecismo, “o apelo de Jesus à conversão e a penitência não visa em primeiro lugar às obras exteriores, “o saco e a cinza”, os jejuns e as mortificações, mas a conversão do coração, a penitência interior...”. Isso fica claro em Mt 6, 1-6.  
Já a esmola é uma das práticas que se tem deixado de lado cada vez mais. Isso por que, muitos são os farsantes que se passam por necessitados. Mas o que se quer com esta prática é despertar no coração humano a caridade, a partilha, que podem se manifestar não somente pela doação de dinheiro. Partilhar o que se tem é um bom exemplo de esmola.
Participemos desta grande festa de conversão em Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Deixe sua opinião